Detox de redes sociais: será que devo, de novo?


Já contei que fiquei uns meses sem acessar as redes sociais, e como foi a experiência. Só que há 4 meses voltei, porque havia mudado de trabalho e cidade, a solidão meio que bateu e resolvi suprir esse "vazio" com a internet. Funcionou sim e não.

O acesso as informações foram essenciais para a conversão ao veganismo, assim como se não fosse a internet, não teria me desconstruído em tantos seguimentos e me tornado a pessoa que venho sendo. Também aprendi receitas, colecionei dicas de lugares para visitar - e claro, comer.

Mas, sempre tem um porém.
E eu não sei brincar.

De novo, o excesso de informações (úteis e outras muitas nem tanto) tem minado minha energia, e até me confundindo em certas situações. São inúmeras discussões sobre o que é arte, o que é abuso; o que é cura, o que é preconceito, e por aí vai. O debate às vezes faz parte para o entendimento sobre ambos os lados, mas tem horas que cansa.

Outro lado ruim: rede social mais parece uma briga de egos e "crianças" gritando por atenção, em uma disputa muitas vezes não explícita - até fico na dúvida do que é real e o que está sendo patrocinado (mesmo no mundo vegano). Às vezes, nem sei se o que estou vendo é real.

Será que só eu não sei lidar?
Talvez.

Penso que possa me faltar um pouco de inteligência emocional para lidar com tanta exposição - assim como até me bate uma culpa por criar um perfil para compartilhar essa tal saga de empatia, pois no fim, acabo sendo o mesmo do mesmo - quando o que queria era só por para fora o que estava vivendo. No fim, sinto é pressão e até solidão. Parece que é preciso consumir ou fazer determinadas coisas para ser parte de um grupo e/ou movimento. E não, ninguém diz isso - mas eu sinto e é uma cobrança interna.

O vício se tornou consistente.
E quando percebo, já estou rolando o feed nem saber o porquê.

A luta pela minha auto-empatia também significava não ser tão 8 ou 80 (como falei neste post), mas não tenho conseguido. Para quem ficou um tempão sem acessar rede social, agora estou num vício incontrolável que as vezes me vejo daquela forma: ausente no mundo, só rolando o feed sem de fato nem prestar atenção naquilo. É como se eu estivesse em standby.

Como vou resolver?
Afasto ou controlo?

Não quero me afastar novamente, porque assumo que estar online me faz me sentir parte de algo - seja lá do que, mas faz. Estar longe é sair da matrix. É como sair de uma casa e fechar a porta, sem saber mais nada que rola por lá. Mas ao mesmo tempo... minha mente tem ficado exausta.

"Mas é só entender que a vida das pessoas não é só aquilo que elas postam"
"Muita coisa ali não é real mesmo, você não precisa se abater nem ficar mal"
"Muitos estão tão solitários quanto você e só estão nessa para se sentirem conectados também"
"O mundo é assim mesmo, basta não levar pro lado pessoal".

Todo mundo por aí faz as afirmações acima. Mas será que só eu quem não sabe distinguir e não ser sugada?

Vou propor uma experiência para este feriado que vem chegando: nada de Facebook nem Instagram a partir de agora.

Vamos ver como me sinto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decisão: veganismo

Minha jornada de libertação

Resumo dos meus 28 anos: desconstrução